Marinho Tênis Tênis You Skechers Skechers Feminino xzBBaX5

Trabalhador que esperar a data de aniversário para pedir benefício ao INSS pode evitar 'garfada' do fator previdenciário

Por MARTHA IMENES

'O valor da aposentadoria é baixo, não vai dar para viver somente com essa renda', diz Francisca Paulina -

Os segurados do INSS que estão prestes a se aposentar por tempo de contribuição (30 anos para mulheres e 35 para homens) podem evitar uma "garfada" do fator previdenciário no benefício se esperarem para dar entrada na aposentadoria quando passar a data de aniversário. Especialistas explicam que com a nova idade, é possível aumentar o valor do benefício, diminuindo, assim, o impacto de até 40% do fator previdenciário. Ou até mesmo garantir a aposentadoria integral, caso o trabalhador atinja os critérios da Fórmula de cálculo 85/95, que soma idade e tempo de contribuição - sendo 85 pontos para mulheres e 95 para homens.

Mas para quem não pretende trabalhar até atingir a regra 85/95, que vai somente até o final deste ano, pode pedir o benefício com a incidência do fator previdenciário e também ficar de olho da data do aniversário. Isso porque o fator é calculado sobre alguns requisitos. E um deles é a idade, quanto maior, menor será o impacto.

"O trabalhador que deixa para requerer a aposentadoria após completar aniversário terá o fator previdenciário menor e, automaticamente, o valor do benefício será maior", orienta o advogado Albani Dias, especialista em Direito Previdenciário da L&A Assessoria Jurídica, de Comendador Soares, em Nova Iguaçu.

Marinho Skechers You Tênis Skechers Feminino Tênis

"O fator leva em consideração a idade completa, ou seja, quantos anos a pessoa tem na data do requerimento. Então, se o segurado tiver, por exemplo, 55 anos e 11 meses o fator considera que tem 55 anos e não 55 e 11 meses", aponta o advogado.

EXPECTATIVA DE VIDA

Para calcular o valor do benefício que o trabalhador tem direito, o fator previdenciário usa, além do tempo de contribuição e da idade, a expectativa que o trabalhador tem de vida no momento em que dá entrada no requerimento no INSS. Essa expectativa de vida é divulgada todo final de ano pelo IBGE. Na prática, o fator reduz o valor da aposentadoria para quem se aposenta antes de 60 anos (mulheres) e 65 anos (homens), em até 40%.

Em alguns casos, o importante é avaliar a relação custo-benefício para decidir se espera a integralidade da aposentadoria ou não. Isso foi exatamente o que fez a contadora Francisca Paulina de Souza, de 60 anos, também de Comendador Soares, em Nova Iguaçu.

Ela conta ao DIA que ao completar o requisito de idade (60 anos) e com 22 anos de contribuição - portanto, sem condições de atingir a regra 85/95 -, decidiu pedir aposentadoria.

"Dei entrada em janeiro, mas a aposentadoria saiu somente agora em 4 de julho. Ou seja quase seis meses depois", critica a agora aposentada, que vai continuar trabalhando na FPN Contabilidade para complementar a renda. "O valor da aposentadoria é baixo, não vai dar para viver somente com essa renda. Terei que continuar trabalhando", diz Francisca.

No caso da contadora, conta Albani, a perda de dinheiro até que não foi muito grande. "Ela saiu com um fator previdenciário de 0,63, o que dá em torno de 90% do benefício", informa o advogado.

Mas esse valor final do benefício pode mudar. De acordo com Albani, no cálculo da média das 80% maiores contribuições, o instituto não considerou alguns recolhimentos. "Por conta desse erro, a aposentada poderá fazer um requerimento para incluir estes valores que ficaram de fora", avalia Dias.

"Demora seis meses para sair e quando sai, pode estar calculado errado", reclama Francisca.

Tábua do IBGE sai em dezembro

Uma forma de conseguir não ter perda com a aposentadoria é fazer o pedido no INSS antes da divulgação da nova taxa de expectativa de vida da população referente a 2017, que o IBGE vai liberar no começo de dezembro. Com isso, o segurado pode fugir da atualização do fator previdenciário, que impacta diretamente no cálculo da aposentadoria. O alerta é de Newton Conde, atuário especializado em Previdência, diretor da Conde Consultoria e professor do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo (USP).

Marinho Tênis Skechers You Feminino Skechers Tênis "Como a atualização da tábua não segue um padrão, pode ser que o trabalhador tenha alguma redução com a mudança do fator previdenciário. Caso já esteja agendado no INSS, o benefício levará em conta o fator anterior à divulgação da nova taxa, porque leva em conta o dia do agendamento, mesmo que o atendimento seja marcado para dois ou três meses depois", explica Newton Conde.

Mas caso a tabela do IBGE seja mais vantajosa para o trabalhador, acrescenta Conde, o segurado pode cancelar o atendimento e pedir o benefício mais à frente.

Em 2019, vale a regra 86/96

A Fórmula 85/95, que soma idade e tempo de contribuição, ficará mais rígida a partir de 31 de dezembro, passando a ser 86/96, o que significa que o trabalhador terá de esperar um pouco mais para conseguir aposentadoria integral pelo INSS. A regra atual garante vencimento integral, que equivale à média dos 80% maiores salários e sem incidência de fator previdenciário.

No último dia de 2018, as somas necessárias para garantir a aposentadoria integral passarão a 86 pontos para mulheres e 96 para homens. O que não muda é a necessidade de cumprir o tempo mínimo de contribuição, que continuará sendo 30 anos para mulheres e 35 para homens.

Skechers Feminino Tênis Tênis Skechers You Marinho Hoje uma mulher pode ganhar aposentadoria integral tendo, 55 anos de idade e 30 anos de contribuição. Caso não alcance esses valores até a virada do ano, uma trabalhadora empregada terá de ficar pelo menos mais seis meses no mercado de trabalho, até alcançar 55 anos e meio de idade e 30 anos e meio de contribuição.

Tênis Tênis Skechers Feminino You Skechers Marinho A lei que instituiu a regra 85/95 entrou em vigor em 2015 e prevê a elevação da soma de idade e tempo de contribuição a cada dois anos. O primeiro degrau é o do fim de 2018. Sendo o último em 2026, quando a regra em vigor será 90/100. E longo dos próximos anos, a fórmula de cálculo chegará a 90/100.

Comentários

Tênis Skechers You Marinho Tênis Feminino Skechers
Tênis Skechers Feminino Tênis Skechers Marinho You

Últimas de Economia

Marinho Tênis Tênis You Skechers Skechers Feminino xzBBaX5 Marinho Tênis Tênis You Skechers Skechers Feminino xzBBaX5 Marinho Tênis Tênis You Skechers Skechers Feminino xzBBaX5 Marinho Tênis Tênis You Skechers Skechers Feminino xzBBaX5

Descrição

Com calce funcional e design seguro, o Tênis Skechers You Feminino é ideal para o conforto no dia a dia. Com visual esportivo, o tênis poder ser usado com camiseta e calça jeans, trazendo praticidade.

Tênis Marinho Skechers Feminino Tênis Skechers You 4.4.50 Status:Inactive